A águia-pesqueira é provavelmente a mais célebre de todas as águias. É o símbolo dos Estados Unidos da Ámerica, estando representada nas moedas de um quarto de dólar e de meio dólar!
A envergadura das suas asas pode ultrapassar os 2 metros. Encontramo-la em quase todos os continentes, sempre perto de mares e de lagos. Tal como todas as águias, é um predador temível. Alimenta-se essensialmente de peixes que caça á superfície.
Ocasionalmente, pode atacar aves como o flamingo-rosa. O seu bico afiado é tão poderoso que ela chega a não conseguir soltar-se da sua presa; se esta for demasiado gorda, ela pode arrastá-la debaixo de água e afogá-la! Faz o ninho preferencialmente nas árvores. O seu ninho é usado frequentemente durante vários anos seguidos. Nele, a fêmea põe 2 ovos que choca durante 35 dias. As crias começam a voar com cerca de 2 meses de idade. São todas castanhas e podem ser confudidas com a águia-real. Como podes ver nestas fotografias, quando se tornam adultas as águias-pesqueira têm a cabeça e a cauda perfeitamente brancas.
Fontes: Wikipédia e "Ao encontro dos animais". A Minha Primeira Enciclopédia. Edições Girassol.
Sem comentários:
Enviar um comentário